"Criticism may not be agreeable, but it is necessary. It fulfils the same function as pain in the human body. It calls attention to an unhealthy state of things."



Winston Churchill



domingo, 15 de agosto de 2010

Um Polis de Oportunidades

O Polis da Ria Formosa é uma oportunidade única de valorização de um património natural que a ocupação humana desregrada tem degradado com prejuízo para todos.
Isto já foi dito mas nunca é demais repeti-lo e é importante que os cidadãos tenham esta percepção.
Os sacrifícios exigidos às pessoas afectadas pelas intervenções, designadamente na demolição de casas de segunda habitação em zonas do domínio hídrico e de renaturalização, não devem ofuscar a defesa do bem maior que é o interesse colectivo na defesa de um património que a todos pertence.
Todas as intervenções que afectam a vida e o património das pessoas, são difíceis de realizar e encontram muitas resistências. Por isso são muitas vezes feitas tardiamente, quando actuações mais responsáveis ao longo dos tempos, remotos mas também nos mais recentes, podiam ter evitado que o que há a fazer causasse tanta dor e sofrimento aos afectados.
Agora que se começou o trabalho, há que levá-lo até ao fim com firmeza e com justiça. E há que apoiar quem o faz, mesmo que não haja ganhos de popularidade.
Poucas vezes o que é popular está certo e o que tem que ser feito é fácil!

3 comentários:

Anónimo disse...

Por muito que custe,não poderá existir resistência para argumentos,decisões e acções sérias.De acordo: em rota de colisão, o bem comum deverá estar acima do particular.Mas lá voltamos ao nosso Aleixo:"para que a mentira atinja profundidade tem que ter qualquer coisa de verdade".Este POOC tem muita coisa opaca a começar pela renaturalização/demolições das ilhas barreira; à Soc. Polis tem faltado seriedade de actuação:para não ir mais longe é só ler as notificações, a ausência de um conceito objectivo de casa de 1ªhabitação; o realojamento!!onde,quando, em que condições??.Se fosse possível, seria muito importante para o bem de todos, que uma comissão independente acompanhasse o processo.As diferentes associações só têm tomado conhecimento das doutas decisões:participam mas não entram. A desconfiança é o pior que pode acontecer à concretização de um projecto;Em verdade desde o princípio que essa desconfiança está instalada.Para salvaguardar o bem comum a constituição de uma comissão independente para fiscalizar o POOC seria importante.Justiça??? se o senhor presidente Macário não conteve a denúncia de flagrantes injustiças!!

Anónimo disse...

A chatice é que a "defesa da natureza" só passa pelos pequenos. Ilha de Faro: só nas pontas é que faz mal. A casa dos Drs e Engs (também a do Luís Coelho ajudam a fixar a duna); Quinta do Lago: moradias, campos de golfe e pesticidas não afectam a natureza; os PIN socialistas, mesmo que em cima de aquíferos,são uma benção.
Como diz o ditado popular: "quando o mar bate na rocha quem se lixa é o mexilhão".

Fega

Anónimo disse...

Estou à tua espera!